ITEPA

Histórico ITEPA

ITEPA – Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria

Criado em 1969, por decisão do Conselho Universitário, o ITEPA é órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas.Tem sua atuação focada no desenvolvimento regional provendo suporte técnico e apoio institucional a empresas e governos locais dos 23 municípios que conformam a área de influência da Instituição.

É composta dos seguintes municípios do Estado do Rio Grande do Sul: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

HISTÓRICO

De caráter técnico-científico-cultural e criado para ser um instrumento de inserção da Universidade na Comunidade, vem desempenhando seu papel com ênfase na prestação de serviços de assistência técnica e elaboração de projetos de interesse, sempre voltados para a ampliação dos níveis de produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade que dêem suporte ao desenvolvimento regional. Nesse propósito abriga a contribuição das diferentes áreas de conhecimento trabalhadas pela Universidade, constituindo-se, paralelamente, em campo de estágios qualificados para os acadêmicos que a Universidade venha a graduar. Funcionalmente suas atividades se sistematizam através de programas, sub-programas e projetos.

Público-alvo

Empresas

Os empresários encontram no ITEPA (BANCO DE DADOS DA ZONA SUL) infor­mações socioeconômicas sobre os 23 municípios que compõem a Zona Sul-RS. Podem ainda buscar suporte na for­matação de pesquisas e projetos de viabi­lidade econômica que auxiliem suas de­cisões empreendedoras mediante con­tratação de serviços.

Entidades Públicas

Mediante Contratos e/ou Convênios também as Prefeituras e Agências de Desenvolvimento de outras esferas de governo, podem valer-se, além do Banco de Dados, da parceria do ITEPA para a elaboração de Estudos e Projetos destina­dos à atração e/ou busca de financiamen­tos para novos investimentos.

Acadêmicos e Professores

O Banco de Dados da Zona Sul serve também ao meio universitário particularmente quando se trate de subsidiar trabalhos acadêmicos e pesquisas e outros estudos técnicos de interesse. O ITEPA possui um espaço para publicação de artigos com foco no desenvolvimento regional e/ou temas de interesse regional.

Serviços

  • Alimentação, monitoramento e gestão do Portal da Zona Sul, com base no Banco de Dados da Zona Sul
  • Desenvolver pesquisas dirigidas (de diferentes naturezas em diferentes áreas)
  • Elaborar, mediante contratos e/ou convênios, projetos e estudos diversos nas áreas de gestão empresarial e desenvolvimento regional
  • Subsidiar, com informações e articulações, a concretização de novos investimentos (públicos ou privados) na região
  • Prestar serviços de consultoria técnica e gerencial a empresas e Prefeituras da região
  • Qualificar, gerencial e técnicamente, recursos humanos, através da organização de cursos de extensão e seminários de atualização profissional
  • Parceira das diversas entidades representativas dos interesses regionais, e das forças produtivas locais, proporcionando suporte técnico e logístico às iniciativas de interesse.