Sobre o banco

Sobre o Banco de Dados Zona Sul

Desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria - ITEPA, o Programa Banco de Dados Zona Sul - (BDZS) abriga um importante acervo de informações socioeconômicas dos 23 municípios que compõem a Zona Sul constituindo-se, por isso, em valioso instrumento de pesquisa, estudo e tomada de decisões, seja para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, seja para o direcionamento de investimentos produtivos de motivação empresarial.

Criado como um grande desafio durante o Iº Seminário Pró-Desenvolvimento da Zona Sul, em 21 de março de 1988, em Pelotas, obteve apoio imediato das entidades representativas do setor produtivo que confiaram à Universidade Católica de Pelotas - UCPel, a missão de implantá-lo. O lançamento da primeira edição deu-se no Seminário do ano seguinte, ocorrido na cidade do Rio Grande, (em 26 de setembro de 1989), já contendo os principais indicadores sociais e econômicos que então referenciavam o estágio de desenvolvimento da região.

Progressivamente aperfeiçoado, e incorporando tecnologias novas de consulta e informação, em 2011 o Portal do Banco de Dados adquiriu formato digital. Ficaram para a história as 20 edições impressas anteriores que não obstante podem ser consultadas (algumas até adquiridas) na Biblioteca Central da própria UCPel, no ITEPA e/ou nas mãos de estudiosos que as tenham colecionado.

Pelo zelo metodológico com que é operado, e pela credibilidade conquistada ao longo dos anos, o BDZS é fonte confiável de pesquisa para prefeituras, entidades empresariais, acadêmicos e estudiosos do desenvolvimento regional. Seus dados, quando não produzidos por pesquisas diretas, são colhidos de fontes oficiais e/ou de instituições de pesquisa reconhecidamente idôneas.

Os dados disponibilizados abrangem os seguintes municípios do Estado do Rio Grande do Sul: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.